Há pouco mais de dois anos, Maricá tem investido em um novo modelo de gestão em saúde, com destaque para a Atenção Primária, com suas equipes de saúde da família, distribuídas nos quatro distritos e cada vez mais próxima de seus usuários.
Uma nova ferramenta, recém-lançada, visa aprimorar a integração e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde ofertados aos moradores de Maricá. É a alta referenciada. Mas você sabe o que é isso?
A alta referenciada consiste em um processo de organização, planejamento e referência do cuidado do usuário, de um dispositivo de saúde para outro, de forma responsável. Ou seja, se um usuário, que é acompanhado em uma unidade de atenção primária, precisa ser atendido ou internado em uma unidade de urgência ou emergência, quando ele recebe alta, sua unidade de referência é comunicada, via sistema, sobre os desdobramentos do caso.
Esse processo dialoga diretamente com a continuidade do cuidado dos indivíduos que estiveram em situação de internação na rede de urgência e emergência do município. Isto é, ao terem a sua alta, os usuários retornam para a sua unidade de saúde de referência, próxima a sua residência, para dar continuidade ao acompanhamento da sua saúde, na APS.
Assim, de forma integrada, Maricá vem aprimorando o trabalho em rede, com uma comunicação mais ágil, importante entre os níveis de cuidado, favorecendo ao indivíduo o acompanhamento correto e necessário para seu processo saúde-doença.
Os profissionais de saúde poderão aplicar a alta referenciada, de forma online, no portal inovaapsmarica.org, o que facilita a comunicação entre os dispositivos de saúde e contribui para o monitoramento dos casos, tanto pelos Núcleos Internos de Regulação, quanto pelas unidades de saúde da APS. Outra vantagem deste sistema é poder gerar relatórios de acompanhamentos para a gestão municipal.
Mais uma ferramenta de integração RUE-APS, fortalecendo a rede de serviços de saúde de Maricá.
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